Mirla
Amorim
pediatra
neonatologista
Dicas
Filmes, livros e séries para você e seus menines!
Divertidamente
Filme - Pixar, 2015
Esse é um daqueles filmes que, quando acabam, deixam a gente suspirando e refletindo de tão genial que é. Ele foi desenvolvido com ajuda de psicólogos e neurologistas, justamente porque mostra de forma lúdica e divertida como funciona o nosso cérebro quando estamos formando a nossa personalidade e as nossas emoções.
​​
​A história começa com o nascimento da protagonista e, dentro da sua cabeça, se forma uma "central de controle" comandada justamente pelas emoções alegria, tristeza, medo, nojinho e raiva. E, diferente do que nós achamos, cada emoção tem a sua importância fundamental na formção e crescimento da personagem, inclusive o medo, a tristeza e a raiva - sentimentos que costumamos evitar.
​Entender o nosso corpo e o nosso cérebro é fundamental para todos nós. Super recomendo esse filme!
O Meu Pé de Laranja Lima
Livro - José Mauro de Vasconcelos, 1968
Um livro escrito na época em que vivíamos a ditadura militar, conta a história de Zezé, um garoto de cinco anos que vivia bem e feliz, mas, de repente precisou se adaptar a uma nova realidade após o pai perder o emprego. Como tinha muitos irmãos e era o mais novo, aprendeu logo cedo a apanhar sempre que fazia algo errado aos olhos dos outros. Encontrou no Pé de Laranja Lima do seu quintal um refúgio onde podia brincar e conversar.
É uma história forte, mas que mostra o quanto negligenciamos as demandas da criança quando temos fatores estressores ao redor. A frustração do pai, ao perder o emprego, descontada diversas vezes nas crianças. A mãe que se ausenta para sustentar a casa na tentativa de dar o melhor pros filhos. E as crianças que assistem a tudo e amadurecem forçadamente numa situação difícil. Recomendo a leitura, é um clássico infantil brasileiro traduzido para mais de trinta países.
Meu corpo, meu corpinho
Livro - Roseli Mendonça, 2019
Um livro muito importante, divertido, que ensina pra criança de forma lúdica como se proteger de possíveis agressores, pessoas do mau, que abusam e assediam as crianças e que geralmente estão dentro da própria casa. Ele ensina como conhecer o corpinho, quais são as partes íntimas e quem pode toca-las. A ilustração é também uma parte linda do livro, toda feita em aquarela.
O touro Ferdinando
Filme - Disney-Pixar, 2017
Este livro, quando foi escrito na época, foi proibido nos países de regime fascista porque pregava o amor e a paz ao invés da violência. Em 1938 na sua primeira versão para o cinema, levou o Oscar de melhor curta-metragem.
É a história de um touro forte e grande que não queria saber de brigas, apenas de flores, e é acidentalmente selecionado para uma tourada espanhola. Ele mostra com o olhar e com os gestos a sua natureza bondosa e ensina como os outros devem ser tratados. Uma história linda, que fala de amor e pede proteção aos animais, que são cruelmente violentados diariamente no mundo.